Música também para se exercitar

“Pouco importam as notas na música, o que conta são as sensações produzidas por elas”. (Leonid Peryomaisky)

Por Gabriela Piske

Mais um verão chegando. Muitos correndo contra o tempo para manter a boa forma. Outros já acostumados ao exercício físico. A busca por atividades, como academia e caminhada, são freqüentes nessa época para condicionamentos a fim de tentar deixar o corpo perfeito para a estação mais quente do ano. Mas, seja para a estética ou para a saúde, como contra o sedentarismo, a música também auxilia nesse trabalho.

Música e exercício físico andam juntos. (Foto: divulgação)

Pesquisas recentes apontam que uma boa melodia tem papel de relevância na hora de fazer exercícios. Para o psicólogo do esporte, Costas Karageorghis, da Universidade Brunel, na Inglaterra, fatores relacionados à música, como o ritmo, a composição e a mensagem, podem influenciar na atividade física, dando mais êxtase a quem pratica.

Música é importante para atividades físicas. (Foto: Marcelo Martins)

Carolina Marinho, estudante de Turismo, de 25 anos, que pratica jump – coreografias de saltos e movimentos de corrida em cima de mini-trampolim – duas vezes por semana, de 45 minutos cada aula, acredita que são as músicas que dão o ânimo para seguir nos exercícios.

– A professora coloca músicas de vários estilos, como hip hop, sertanejo, pop, e precisamos acompanhar os movimentos conforme o ritmo. Quanto mais rápido for esse ritmo, mais estimulo nos dá para seguir, já que não deixa tempo de ficar parado -, comenta. Para Carolina, é ainda mais divertido quando as letras das canções são conhecidas, para poder cantar junto.

Segundo a publicitária Mariana Rebelo, 26 anos, que também pratica jump, a música que a acompanha nos exercícios precisa ser sempre animada.

– Tem que ter um ritmo que me entusiasme. O único estilo que não gosto é o eletrônico. Para mim, as batidas das músicas não soam legais na prática física.

Exercícios ao ar livre, como caminhadas, também são atividades que podem ser complementadas com melodias. A jornalista de 26 anos, Natacha Amaral, caminha uma vez por semana cerca de 3 km ao redor do Parque Ramiro Rüedger – espaço público de lazer em Blumenau – e não deixa de ter a companhia do Ipod e fone de ouvido.

– Pop internacional e composições com violão acústico estão sempre no repertório. A música distrai a cabeça, os pensamentos. Proporciona vontade de se exercitar.

Pessoas caminham diariamente no Parque Ramiro Rüedger em Blumenau (Foto: Marcelo Martins)

Praia também é espaço para música

Muitos se preparam, através de exercícios físicos e melodias, para o início do verão. Mas, durante a temporada é possível também apreciar a praia junto com atividades diferenciadas, somados, claro, a muita música.

Em Balneário Camboriú, um dos principais destinos turísticos do sul do país – e que na temporada 2009/2010 recebeu cerca de dois milhões de visitantes, de acordo com levantamento da Secretaria de Turismo -, várias atrações são proporcionadas a quem está na praia central.

Atividades esportivas e aeróbicas, ginásticas, brincadeiras, embaladas por shows com artistas da região animam alguns pontos de toda a extensão da praia durante os meses de dezembro a fevereiro, promovido pela Prefeitura.

Para mais informações sobre atividades de verão em Balneário Camboriú acesso o site da Secretaria de Turismo.

Anúncios

Sobre ouveaqui

MPB, rock, música regional ou eletrônica? Aqui você ouve o que pode ouvir em qualquer outro lugar, mas com um difernecial: muita informação.
Esse post foi publicado em Música e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s