Terno de Reis em Ilhota

Por Mariana Müller Censi

O natal já está chegando e, com ele, as tradições que agregam a esta data vão aparecendo. Uma delas é o terno de reis.

Terno de Reis pra quem não sabe é quando grupos de músicos que vão de casa em casa, desde o início da noite até o amanhecer, cantando a história dos três Reis Magos durante o caminho que eles percorrem do dia 25 de dezembro, nascimento do menino Jesus, até o dia 6 de janeiro, que é quando o encontram em Belém. “A apresentação se divide em três partes. Na chegada, saúdam os donos da casa e pedem licença para entrar. No segundo ato, louvam o menino Jesus em frente ao presépio. A cantoria é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas e comidas. A apresentação se encerra com o agradecimento e despedida. Segundo a cultura popular quem recebe o Terno de Reis em sua casa é abençoado.” (Fonte: Conselho Municipal de Itajaí).

Em Ilhota acontece, há quatro anos, o Festival de Terno de Reis. Foi criado e idealizado pela secretaria de turismo da cidade que se inspirou em outro festival que já acontecia no bairro Baú Baixo. “Inspirei-me no já existente Festival de Terno de Reis do Baú Baixo, e em contato com o extinto GRUPO PROMISSOR que era responsável por aquele festival, resolvi com o apoio deles fazer um festival no centro da cidade.Foi criado para resgatar e conservar a tradição dos grupos de terno.” Relata a secretária de Turismo do Município de Ilhota, Marisa Pereira.

Festival de 2009 - Foto: Marisa Pereira

O sistema do Festival funciona assim: Os grupos de Ilhota e toda região são convidados a participar. No dia do evento, cada grupo preenche uma ficha de cadastro e tem que ter em mão um release da equipe. As apresentações são feitas por ordem de chegada; e, por ser um festival, não há vencedores, mas cada grupo Leva pra casa um violão.

Este ano, foram convidados oito grupos, todos já foram confirmados. O Evento acontecerá no dia 03 de dezembro, sexta-feira, na Praça Charles Van Lede, em frente à Prefeitura, no centro de Ilhota. O Evento é gratuito e vale muito à pena conferir.

Para mais informações, entre no site da prefeitura de Ilhota, ou ligue 47 – 3343 8800

Este vídeo é o Grupo Taquaras – de Balneário Camboriú

E é quando começam os festivais de terno de reis, é sinal que o ano esta acabando e o verão já está aí!!!

Anúncios

Sobre ouveaqui

MPB, rock, música regional ou eletrônica? Aqui você ouve o que pode ouvir em qualquer outro lugar, mas com um difernecial: muita informação.
Esse post foi publicado em Festival e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s