Música de Quinta

Se hoje você morre de amores por, sei lá, João Bosco e Vinícius

Jorge e Matheus

Fernando e Sorocaba

e todos os outros derivados da modinha – que está demorando pra passar – chamada Sertanejo Universitário; saiba que seus pais, com certeza, já choraram ao som destes caras aí:

Os figurões naturais de Minas Gerais e Pernambuco se encontraram, por acaso, em São Paulo no ano de 1970; ambos tentando uma carreira de sucesso na música. Mas foi em 1973, com o lançamento do LP 1, que o mundo conheceu os gargantas de ouro.

De lá pra cá, eles já gravaram dois filmes. Um em 1980 – A Estrada da Vida, título também de uma de suas músicas de maior sucesso – detalhe que no filme eles são os atores que interpretam seus próprios papeis e encenando suas trajetórias (coragem). Este mesmo filme, teve grande repercussão nacional, ganhando o primeiro lugar no Festival Internacional de Filmes de Brasília, além de ter sido vendido a diversos países, inclusive a China, onde fora, convidados pelo Governo Chinês a se apresentarem no país no ano de 1985. Milionário e José Rico foram a primeira dupla brasileira que visitou a China.

O segundo longa veio em 1983, chamado ‘Sonhei com Você’, filme que não fez tanto sucesso quanto o primeiro. Mas já carimbou o currículo dos caras.

Em 1991, logo após lançarem seu disco volume 20, intitulado “Vontade Dividida” veio a separação. Mas o incansável Milionário ainda engatou o sucesso “Na Segunda Feira à Noite” com Mathias (também recém separado de Matogrosso, da dupla Matogrosso e Mathias) e um LP completo com Robertinho da dupla Léo Canhoto e Robertinho. Mas a saudade foi maior, e em 1991 eles voltam juntos às rádios com o 21° LP e o mais novo sucesso “Nasci pra Te Amar”.

E, até hoje, na minha opinião , é uma das duplas mais bizarras do país. Um estilo bem único. Tanto pelo jeito em cima do palco, o modo de se vestir, a voz que se eleva a tons inacreditáveis e as letras de, me desculpe quem curte, corno.

De 1973 a 2010: 37 anos de carreira, 29 discos gravados, 31 milhões de exemplares vendidos, dois DVDs gravados ao vivo e dois filmes. E a música de quinta de hoje é da dupla Milionário e José Rico, Estrada da Vida.

Mari

Agradecimento especial pra Ana, que, em uma tarde de sol, aprendeu mais sobre música romântica brasileira.

Sobre ouveaqui

MPB, rock, música regional ou eletrônica? Aqui você ouve o que pode ouvir em qualquer outro lugar, mas com um difernecial: muita informação.
Esse post foi publicado em Música de Quinta, Sertanejo e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s