Internet: a bola de neve da música

Por Jonas Augusto da Rosa

Ao navegar pela web é possível encontrar de tudo, inclusive da música. Os mais variados estilos musicais, bandas, grupos, músicos e performances. A partir da era digital está sendo possível conhecer sons de todo o lugar, bom ou ruim, e inimaginável. Notando este caminho da música na internet, grandes empresas da web já oferecem plataformas onde os trabalhos dos músicos ficam expostos e podem ser armazenados, como é o caso do palcomp3 e tramavirtual.

Site Válvula Rock

Mas a popularização das bandas de garagem que vão crescendo e se acentuando em cada região, vem também do sucesso de portais hiperlocais que divulgam notícias do mundo da música, abrindo espaço para os músicos independentes.

A revista que se tornou portal de notícias do Rock catarinense, o Válvula Rock, tem como slogan “Levando o Rock catarinense a sério” mostrando o objetivo de divulgar a produção autoral de música catarinense. Segundo o redator do Válvula, Léo Telles Mota, o portal abre algumas seções como Banda do mês e O que há de novo, “estes espaços são dedicados a bandas novas do estado”.

“É tão necessário quanto ter um jogo de cordas reserva num dia de show” afirma Léo Telles, quando a questão é a consciência do alcance da internet e do poder de divulgação que a web tem.

Para o baterista da banda Nego Joe, Giba Moojen, responsável pela atualização das redes sociais do grupo, também fala da importância de se comunicar e ser ouvido na web. “Não tem mais como fugir, a internet pra nós é a ferramenta essencial para a sobrevivência da Nego”.

Banda Nego Joe

Além de mostrar o trabalho, a web trás resultados. A vocalista da Café Brasilis, Ruca Souza, afirma que “É principalmente por ali que as pessoas fazem contato conosco… além da própria distribuição do nosso primeiro CD, que está para download grátis.”

Banda Café Brasilis

Um vídeoclip, uma música ou até mesmo uma demo pode se tornar um fenômeno na rede. É claro que a qualidade está envolvida no resultado, mas a sorte tem uma grande participação para que esta bola de neve cresça ainda mais. A bola só começa a rolar montanha abaixo se o internauta quiser e gostar ou achar fora do comum, o difícil é conquistar este surfista que não para um segundo de procurar e procurar entre os wwws.

O importante é tornar a web um meio positivo de divulgação. “Não temos como combater a internet, então colocamos ela do nosso lado para a divulgação!” diz Giba, da Nego. É aquela velha história “quem não une se desune” já afirmava o ditado popular.

É hit na Web

A banda Nego Joe lançou este ano o Clip “Um ser só” – Remix com Seven Lox. O vídeo já foi visualizado 260 mil vezes e vale a pena conferir o trabalho dos garotos catarinenses e dos guineenses da Seven.

Clique e curta um show psicodélico. É assim que o internauta se sente navegando pelo Myspace e WordPress da galera do Café Brasilis. São várias músicas, postagens com vídeos de shows e matérias que citam os cafeínados.

Marcelo, Ruca e Camilo - Integrantes da Café Brasilis

Vá em ferramentas do seu navegador, clique em favoritos e adicione o Válvula Rock. Sem dúvida alguma, lá você vai conferir Rock catarinense e jornalismo de altíssima qualidade. Sem contar nos festivais que rolam durante o ano, com as informações no portal.

Home do Válvula Rock

Um mundo que você vive mas talvez não conheça. Então visite o Mundo 47. O blog criado pelo jornalista Rafael Weiss, apresenta um conteúdo com notícias, dicas e muita matéria sobre a música da região do código 47.

Mundo 47

Agora que você já conhece uma parte do Hit catarinense na web, vasculhe mais e encontre outros fenômenos do estado, é só jogar no oráculo, o grande Google.

Anúncios

Sobre ouveaqui

MPB, rock, música regional ou eletrônica? Aqui você ouve o que pode ouvir em qualquer outro lugar, mas com um difernecial: muita informação.
Esse post foi publicado em Música Catarinense e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s