Pirão Catarina tempera a música local com coletânea inédita

Por Jonas Augusto da Rosa.

Depois de dois anos de trabalho e produção, a coletânea de músicas de Itajaí do Pirão Catarina está pronta. Há 10 anos no ar pelas ondas da Rádio Educativa Univali FM, o programa lança o CD “Pirão Catarina – Edição Itajaí” que conta com a participação de músicos reconhecidos da cidade.

CD Pirão Catarina - Edição Itajaí

A ideia do disco surgiu quando a professora e jornalista Liza Lopes Corrêa notou a necessidade de deixar uma marca do programa no cenário musical da região. “Depois de tanto tempo produzindo o programa, surgiu esta necessidade de registrar as músicas, bandas e artistas que passaram por aqui [no Pirão Catarina]”.

A jornalista Liza Lopes Corrêa

A jornalista Liza Lopes é coordenadora responsável do programa, que além de dar visibilidade à música catarinense, conta também com acadêmicos de jornalismo e comunicação social da Univali que realizam estágios remunerados e/ou voluntários.

Para o vocalista da banda Nego Joe, o Nego “é muito importante participar desta coletânea, com outros grandes músicos, e fazer parte de um material de alto nível como é também a programação da rádio educativa Univali”.

A coleção de músicas da cidade peixeira conta com o Heavy Metal da Steel Warrior,  do Pop Rock da Nego Joe, do instrumental jazz de Arnou de Melo, do toque da Tarrafa Elétrica, do Pop da Ou3tórya,  do Rock on Roll da Lenzi Brothers, da novíssima banda Angeli, do rap da Manifesto, da batida do Tribuzana, do Pop rock festeiro do Edgand’s, do som teatral da Casa de Orates, do grupo Samburá, da MPB de Luiz Vicentine e o papa-siri de Carlos Cória.

Conheça quem participa do Pirão Catarina – Edição Itajaí

Tarrafa Elétrica

Nego Joe

Louise Lucena

Luciano Silva

Arnou de Melo

Ou3tórya

Lenzi Brothers

Steel Warrior

Angeli

Manifesto

Tribuzana

Edgand’s

Casa de Orates

Samburá

Luiz Vicentini

Carlos Cória

A participação dos acadêmicos é uma das essências do programa e da produção do CD Pirão Catarina. Há dois anos, um como bolsista, a estudante de jornalismo Camila Purim conta que “À primeira vista, jornalismo e música não têm muita coisa a ver. Porém, para realizar toda a produção do disco, aconteceu desde o programa até a seleção das bandas e músicos, isso tudo passando por todo o processo jornalístico, da pesquisa até a entrevista…”.

A acadêmica de jornalismo Camila Purim

 

A edição do CD Itajaí do Pirão surgiu em 2008 com a aprovação da lei de incentivo municipal à cultura, que libera o aval para poder receber apoio da iniciativa privada da cidade, que reverte à ajuda financeira na isenção dos impostos ao município.

Quando perguntada sobre o lançamento do CD, Liza Lopes não define data já que o trabalho agora é de divulgar o material para a imprensa, músicos, universidades, rádios educativas e pontos estratégicos. Após este trabalho a jornalista não descarta a possibilidade de realizar novas edições do CD Pirão Catarina de outras regiões e do estado.

Conheça a história do Pirão Catarina aqui

Acompanhe o trabalho do Pirão no Blog e no Twitter


Sobre ouveaqui

MPB, rock, música regional ou eletrônica? Aqui você ouve o que pode ouvir em qualquer outro lugar, mas com um difernecial: muita informação.
Esse post foi publicado em Música Catarinense e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s