MPB: a mistura de ritmos brasileiros

Na enquete de estréia do OUVE AQUI nós perguntamos qual era o melhor gênero musical, 33% dos leitores elegeram MBP como o melhor estilo.

 

Então hoje vamos falar um pouco sobre a Música Popular Brasileira.

Por volta de 1966, quando dois movimentos musicais até então divergentes, a Bossa Nova, que defendia a sofisticação musical, e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes, que representava a fidelidade à música de raiz brasileira, misturam seus propósitos para se tornar uma frente ampla cultural contra o regime militar, surge à sigla MPB, como bandeira de luta.

Com o tempo passou a abranger outras misturas de ritmos como a do rock e o samba, a do pop e do samba, assinadas por  Gilberto Gil, Chico Buarque e outros, e no fim da década de 90 a mistura da música latina influenciada pelo reggae.

 

Gilberto Gil e Chico Buarque, dois grandes nomes da MPB

Mas esse era só o início do que se chamamos hoje de MPB, um gênero difuso que envolveu diversas tendências da música brasileira durante as décadas passadas. A MPB começou com um perfil marcadamente nacionalista, mas foi mudando e incorporando elementos de várias origens, até pela pouca resistência, por parte dos músicos, em misturar gêneros musicais. Esta diversidade é até saudada e uma das marcas deste gênero musical. Por sua própria mistura, é difícil defini-la.

Existe uma lista interminável de grandes nomes que marcaram a história do MPB, como Vinícius de Moraes, Elis Regina, Edu Lobo, Gilberto Gil, Chico Buarque de Hollanda… Caetano Veloso, um grande colaborador das riquezas da MPB, em uma de suas citações fala do passado, “Uma lembrança forte é minha mãe ouvindo rádio, cantando e me ensinando a amar a música brasileira.

Entre críticas, desabafos, e gritos de liberdade os brasileiros criaram um estilo próprio, tão único quanto o país do futebol, tão misto quanto o país do carnaval.

A nova MPB (as minhas preferidas, nas vozes das minhas preferidas)
Altar Particular – Maria Gadú
Quem de Nós Dois – Ana Carolina
Oito Anos – Adriana Calcanhoto

Beijos da Morg

Anúncios

Sobre ouveaqui

MPB, rock, música regional ou eletrônica? Aqui você ouve o que pode ouvir em qualquer outro lugar, mas com um difernecial: muita informação.
Esse post foi publicado em Enquete, MPB e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s