#portunholday

Aproveitando a hastag de hoje, #portunholday, resolvemos fazer um post especial só com músicas em espanhol, de cantores da América Latina.

O primeiro deles é o colombiano Juanes.

Se você o conhece, provavelmente é só por causa da música “Para tu amor”. Ou pode até ser que não, mas o cantor só ficou conhecido no Brasil após esta canção entrar na trilha sonora de uma novela.

Além de cantor, é também compositor, guitarrista, músico e produtor, e tem uma música que envolve uma fusão de rock com ritmos colombianos como vallenato, cumbia, mapalé e ritmos internacionais como o flamenco e o tango. Juanes já ganhou 12 Grammys Latinos e é o artista latino de rock com mais vendas no mundo.

A música é uma delicia de ouvir, podendo combinar com um belo dia de sol ou então com uma baladinha de reggaetón, como a música “La camisa negra”.

Shakira seria a latina mais famosa do mundo?

Isso ninguém sabe ao certo. Mas que é a colombiana mais famosa do mundo, não há duvidas! Shakira nasceu em Barranquilla, e em 2007, segundo IBM bateu a marca de 50 milhões de discos vendidos.

Shakira além do espanhol, já gravou em português e em inglês. Graças aos discos em inglês, e ao seu talento que ela ganhou reconhecimento internacional.

Na Colômbia ela é chamada por muitos de ‘Britney’ do país, já que com o passar dos anos o estilo e essência da música latina foram sendo esquecidas, principalmente devido às canções em inglês no seu repertório. Mas, quem não se lembra das visitas da latina-americana no programa do Gugu, com a música Estoy Aqui. Era bizarro, né? Ela já teve todos os tipos de cabelos, dançou vários ritmos, abriu vários eventos importantes, ganhou vários prêmios.

Então vamos nessa onda Latina com o clip “Gitana”.

É quase certo que você desconheça a banda Kudai, do Chile.

Acertei? Se sim, a partir de agora você vai saber e curtir o som rock pop e romântico desse quarteto.  A banda é formada por Gabriela, Bárbara, Tomás e Pablo, e já contou com a participação de Nicole, que deixou o grupo chileno em 2006.

Mas, calma aí… Primeiro, que nome é esse? Porque Kudai?

Kudai é um nome que deriva da palavra küdaw, que em mapuche significa ‘trabalho’. Mas a banda não nasceu com o nome Kudai, em 2004. Antes disso, a banda se chamava Ciao, de 2001, e desde de pequenos faziam sucesso no Chile. Em 2003, eles apareceram com novo visual, totalmente diferente e com este novo nome, Kudai.

A banda Kudai já enviou várias mensagens para os fãs brasileiros, porém nunca fizeram shows no país.Então, brasileiros, conheçam um pouco do som desses garotos!

O uruguaio Jorge Drexler é, além de excelente cantor, também um grande compositor.

Suas músicas já foram gravadas por grandes nomes da música latina, como Mercedes Sosa, Shakira, Omara Portuonondo, María Rita, Simone, Zelia Duncan, Paulinho Moska, entre outros. Ele começou a escrever músicas no ano de 1989 e em 1992 gravou seu primeiro disco.

Jorge se instalou em Madrid no ano de 1996, onde sua música se espalhou e, aos poucos, lhe trouxe fama. Apesar disso, ele só passou a ser reconhecido mundialmente ao receber o Oscar de melhor canção, que fazia parte da trilha sonora do filme “Diários de Motocicleta”. Foi com a mesma música, “Al outro lado Del río” que alcançou o prêmio, sendo o primeiro latino a chegar a este ponto.

Desde então vem sendo nomeado, repetidamente, em premiações de músicas espanholas, e ganhando cada vez mais espaço no mundo musical. Jorge Drexler possui 12 discos gravados, sendo que seu último CD foi lançado neste ano e leva o título de “La trama y el desenlace”, que é também o nome de uma das músicas do álbum.

Esperamos que vocês gostem!

Beijinhos,

Ju e Jô

Sobre ouveaqui

MPB, rock, música regional ou eletrônica? Aqui você ouve o que pode ouvir em qualquer outro lugar, mas com um difernecial: muita informação.
Esse post foi publicado em dicas, música latina e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para #portunholday

  1. Pingback: Achei Shimbalaiê |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s