ABC da música nas escolas municipais de Blumenau

Por Gabriela Piske

“A música é o verbo do futuro…” (Victor Hugo)

Uniforme, postura, marcha, disciplina. Estamos falando de um exército? Não. São crianças e adolescentes que transformam o pátio da escola em um show de música instrumental, somado a delicadeza de coreografias, e sem sair da seriedade que demanda a apresentação.

Faz 20 anos que o projeto Bandas e Fanfarras nasceu e deu os primeiros passos rumo as escolas municipais de Blumenau. Ganhou forças a partir de 1993, quando três unidades escolares adotaram o programa na grade extracurricular dos alunos. Hoje, já está implantado em 32 escolas, com 27 profissionais atuando (sendo que 15 foram alunos do programa) e conta com a participação de cerca de dois mil estudantes.

- Já existiam fanfarras no município, mas senti a vontade de levar isso para as escolas municipais. Junto com alguns maestros montamos o projeto e apresentamos para a Secretaria de Educação – conta Bia Pasold, uma das idealizadoras do programa e maestrina há 17 anos da primeira fanfarra escolar, na Escola Básica Municipal (EBM) Anita Garibaldi. Bia se emociona até hoje ao lembrar-se de como tudo começou e do crescimento das Bandas e Fanfarras.

- Em 1989 chegamos à secretaria apenas com um papel. A ideia que idealizamos foi passada por meio da conversa. E eles confiaram e acreditaram que realmente poderia dar certo. Hoje, várias cidades do estado que querem implantar o projeto, buscam referências no nosso – fala, emocionada.

Fanfarras se apresentaram em frente à Prefeitura, festejando os 20 anos do projeto, comemorado em agosto. (Foto: Marcelo Martins)

São quatro categorias musicais existente: fanfarra simples, composta por instrumentos de percursão e sopro; fanfarra com pisto, que além da percursão, conta com intrumentos dotados de válvulas; banda marcial, composta por instrumentos usados em orquestra; e banda musical, com os mesmos da marcial e também isntrumentos de madeira. A escolha fica a critério da escola, podendo optar apenas por um estilo.

O espaço é destinado aos estudantes do ensino fundamental. A criança começa a escolarização, no primeiro ano do primário, e também já pode começar a musicalização. Iniciam com um instrumento e no decorrer do desenvolvimento é substituído por novos órgãos musicais.

Além de promover aos alunos uma atividade fora do horário de aula e o contato com a música instrumental, o projeto visa desenvolver a coordenação motora e auxiliá-los na atenção, percepção, memorização e raciocínio.

Segundo Ricardo Machado, coordenador Musical da Secretaria de Educação, há ocorrências de melhora nas notas e comportamento de muitos estudantes depois que passaram a fazer parte da fanfarra escolar.

- Várias famílias nos relatam que os filhos mudaram positivamente. Inclusive, em casos de drogas. Ao invés de estarem nas ruas, as crianças e adolescentes estão na escola e aprendendo algo novo – acrescenta o coordenador.

As apresentações não ficam contidas apenas nas escolas. Festivais, campeonatos estaduais e também de nível nacional, fazem parte do calendário das bandas. A presença das fanfarras também é garantida nos desfiles cívicos e comemorativos da cidade. Blumenau tem tradição em realizá-los. Aniversário do município, feriado de 7 de Setembro e Oktoberfest, tornam-se palcos para os estudantes exporem o que foi aprendido.

Fanfarras escolares se apresentaram nos desfiles da 27ª Oktoberfest (Foto: Rogério Pires)

Para a estudante Alinne Petris, que participou da fanfarra da EBM Anita Garibaldi por oito anos, as apresentações e os campeonatos eram as melhores partes do programa.

- Era sempre uma festa. Mas no momento de se apresentar era 100% concentração. Nos campeonatos iam fanfarras de todo o Brasil e havia sempre respeito e interação entre todas. E se ganhávamos a alegria tornava-se imensa. Afinal, muitas vezes precisávamos ensaiar nos sábados e domingos – comenta.

EBM Anita Garibaldi foi a primeira escola a implantar o projeto de Bandas e Fanfarras. (Foto: Marcelo Martins)

Além da música instrumental, as comissões de frente das bandas e fanfarras encantam quem assite as apresentações. Alunos encarregados de levar as bandeiras nacional, estadual, municipal e da escola, e as balizas com os malabarismos, completam, com o ritmo certo, o concerto.

Assista aqui a apresentação da fanfarra EBM Anita Garibaldi, no campeonato estadual de Bandas e Fanfarras de 2009.

About these ads

Sobre ouveaqui

MPB, rock, música regional ou eletrônica? Aqui você ouve o que pode ouvir em qualquer outro lugar, mas com um difernecial: muita informação.
Esse post foi publicado em Bandas e fanfarras, Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s