Pirão Catarina: uma Mistura de Ritmos

Por Morgana Bressiani

Há dez anos Alberto Russi, diretor da rádio educativa Univali, propôs a professora de Radio jornalismo do curso de comunicação da universidade, que ela desenvolvesse quatro projetos para a programação da Univali FM. Foi aí que surgiu, junto com outros quatro programas, o Pirão Catarina, um misto de música e jornalismo, com formato de entrevista, e autoria da professora e jornalista Liza Lopes Corrêa.

O plano do Pirão era simples, mostrar aos ouvintes que Santa Catarina tinha muito talento musical, trazendo para os microfones do programa bandas e músicos com composições de autoria própria, e é claro, com muita qualidade.

O projeto foi a maneira que Liza encontrou para conciliar música e jornalismo, paixão e profissão. “Eu amo a música, ela sempre fez parte da minha vida. Mas eu também sou jornalista. Então minha função é dupla, divulgar a boa música catarinense e dar lugar para os profissionais de jornalismo”.

Liza Lopes Corrêa, Jornalista responsável pelo Programa Pirão Catarina

Hoje, dez anos depois do início do programa, o Pirão Catarina é respeitado pelos profissionais da área, seja da música ou jornalismo. Para Camila Purim, estagiária do Pirão e acadêmica do 8º período, o programa alcançou essa credibilidade porque além da música, mostra as pessoas por trás da produção, o que aproxima o ouvinte do músico. Para ela a experiência do estagio é mais que oportunidade de trabalho, é também, uma experiência única, “O Pirão foi minha primeira responsabilidade, e me ensinou que uma hora temos que crescer”.

Gravação do programa Pirão Catarina com a dupla Cris e Sara

Marcelo Von Mayemz, baterista da banda Café Brasilis, enfatiza o fato de o programa ser um dos poucos que prioriza totalmente a música catarinense, e que participar da entrevista trouxe grande divulgação para sua banda.

Mas seja pela música de qualidade da região, ou pelo jornalismo responsável, é certo que estes foram dez anos de sucesso. Sucesso do Pirão Catarina. Sucesso das Bandas Catarinenses.

Sobre ouveaqui

MPB, rock, música regional ou eletrônica? Aqui você ouve o que pode ouvir em qualquer outro lugar, mas com um difernecial: muita informação.
Esse post foi publicado em Música Catarinense e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Pirão Catarina: uma Mistura de Ritmos

  1. Pingback: Pirão Catarina tempera a música local com coletânea inédita |

Deixe um comentário